PEÇAS FALSIFICADAS

Um artigo publicado em um jornal popular árabe em Outubro de 2010 confirmava que: “mais de 6.000 mortes devido a acidentes nas estradas sauditas, metade delas devem-se à utilização de peças automobilísticas de reserva falsificadas.”

Uma peça falsificada é “uma cópia não autorizada ou peça de substituição que foi identificada, marcada e/ou alterada por uma fonte diferente da fonte legalmente autorizada da peça, e que foi deturpada como proveniente de uma fonte legalmente autorizada.”

 

Figura 1, ilustração comparativa: peças orginais e peças falsificadas

Figura 2

* Os resultados dos testes de pressão indicam uma deterioração anterior manifestando-se pelas peças falsas podendo levar a uma avaria do motor. Todavia, as peças originais resistem a uma pressão além do intervalo especificado de manutenção recomendado.

As peças falsificadas são cada vez mais sofisticadas e difíceis de distinguir por simples embalagem e aparência. O preço costuma ser um indicador – se ele for claramente mais barato do que um revendedor autorizado, há uma grande probabilidade que ele seja falso. Você deve igualmente verificar se o fornecedor está listado no site do fabricante, como revendedor autorizado.

* A garantia do veículo é anulada em caso de utilização de peças falsificadas.